Memória e Patrimônio.
Lugares de Memória.
Podemos dizer, segundo as pesquisas realizadas a respeito do conceito de Espaço de Memória, que temos questões relevantes que podem ser entendidas em partes distintas como a Memória e o Espaço. Estas definições se completam.
Desta maneira, entendemos que a memória é um dos mais importantes fenômenos constituintes da cultura e destaca-se como elemento fundamental na constituição do ser humano. Objeto de profundas discussões, a memória, enquanto tema, possui uma enorme amplitude, podendo ser alvo de múltiplas abordagens. Talvez por este motivo a história tenha, ao longo dos anos, apenas tangenciado essa temática ou recorrido a temas afins, mas de forma parcial.
O tema lugar é destacado como conceito fenomenológico que funda a presença do ser no mundo, estando intimamente relacionado às memórias dos indivíduos e das coletividades humanas. O termo cenário, por sua vez, é conceituado como aquele que melhor permite explicar a influência da memória no comportamento social atrelado aos lugares, uma vez que é um conceito que une a ideia de espaço e experiência.
Podemos
entender que a memória é fator
fundamental para a compreensão do espaço humano. Pois se não fosse a memória,
não teríamos do espaço pontos de ancoragem, ou fixações. As relações ultra
imediatistas resultantes não permitiriam termos uma relação afetiva e
emocional aprofundada com os espaços vividos e não
haveriam, assim, lugares, mas apenas localizações nos espaços onde caminhamos.
Comentários
Postar um comentário